Em destaque Câmara de Santo André prorroga votação de projetos

Câmara de Santo André prorroga votação de projetos

alt

Sessão ficou pautada por discussão sobre a convocação da secretária de Saúde para questionamentos do QualiSaúde

Santo André, 17 de agosto de 2017 - Os vereadores da Câmara de Santo André pautaram os trabalhos legislativos por desdobramentos na convocação da secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Pena Dias, para sanar dúvidas sobre o programa QualiSaúde, comandado pela Prefeitura.

Bancadas de situacionista e de oposição reforçaram o debate em torno do tema, que temporariamente fechou sete equipamentos municipais de saúde para reforma e modernização.

Pelos oposicionistas, críticas foram proferidas, sob acusações de “manobra” por parte dos governistas, que estariam esvaziando o Plenário para não ter quórum à votação definitiva.

“Se a população está aprovando a iniciativa, se concordam com o fechamento das unidades de saúde, como os colegas do PSDB defendem, qual o problema de trazer a secretária para falar sobre as obras? Estamos falando aqui de convite, de convidar a secretária a vir nesta Casa”, questionou Willians Bezerra (PT).

Do outro lado, a bancada de sustentação defende que todos os pontos do projeto foram apresentados em reunião no Executivo, além de terem sido expostos em publicidades, entrevistas e que, portanto, não há razão para a vinda da titular da Saúde ao Legislativo.

“O convite para participar da reunião sobre o QualiSaúde foi feito. Aqueles que puderam ir foram. Os que não puderam, não foram. Entendemos que cada vereador tem a sua agenda. Ainda assim, o governo deu publicidade, permitiu que os vereadores fizessem seus questionamentos naquela ocasião . Não tem como dizer que as circunstâncias não estão claras”, posicionou-se o líder de governo, Pedrinho Botaro (PSDB).

Para o presidente da Casa, Almir Cicote (PSB), o ideal seria trazer a secretária e ouvi-la de maneira amistosa. “Sou a favor de trazê-la para tirar as dúvidas dos vereadores que ainda têm questionamentos. Seria uma maneira de acabar com o impasse, até porque estamos há seis sessões sem votar nada, por conta de um único tema, que afeta os trabalhos legislativos”, pontuou Cicote.

Nos demais itens do dia, os parlamentares formalizaram a indicação de serviços de zeladoria e interesses da população, com ofícios direcionados ao Executivo. Aprovaram,  em segunda votação, o Projeto de Lei 15/17, encaminhado pelo Executivo, que denomina “Rua Manuel Alves Branco” o logradouro de acesso ao Núcleo Rodolfo Santiago.