Em destaque Luiz Marinho recebe título de cidadão andreense em Sessão Solene

Luiz Marinho recebe título de cidadão andreense em Sessão Solene

alt

A Sessão Solene de outorga do título de cidadão andreense ao senhor Luiz Marinho foi realizada na noite desta terça-feira (8), no Plenário Vereador João Rapoo Rezende Filho, na Câmara Municipal.

A indicação para o título partiu do vereador Willians Bezerra e foi aprovado por unanimidade. Luiz Marinho foi ministro do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e prefeito do município de São Bernardo do Campo, entre 2009 e 2016.

A mesa principal foi presidida pelo vereador Willians Bezerra e teve a presença do homenageado, Luiz Marinho; do deputado estadual Luiz Turco; dos ex-prefeitos João Avamileno e Carlos Grana; da vereadora Bete Siraque; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do ABC, Raimundo Suzart.

O evento teve a apresentação da Corporação Musical Lira de Santo André, sob regência do maestro Claurício Cypriano, que interpretou os hinos do Nacional e da cidade de Santo André.

Marinho nasceu em Cosmorama, em 20 de maio de 1959, mas foi criado em Santa Rita D’Oeste. A família mudou para a Capital quando era adolescente. Anos depois, mudaram para São Bernardo do Campo. Bacharel em Direito, Marinho é casado com Nilza de Oliveira e tem dois filhos.

Em 1978, foi contratado para trabalhar na seção de Pintura, da empresa Volkswagem, na Planta Anchieta, onde começou sua carreira sindical como membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ao que foi reeleito na gestão seguinte. Em 1984, foi eleito tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e chegou à sua presidência em 1996.

Em 2002, candidatou-se a vice-governador do Estado de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, em chapa encabeçada pelo então deputado federal José Genoíno. Em 2003, foi eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), quinta maior central sindical do mundo, com 74% dos votos dos delegados presentes.

Entre 2003 e 2004, foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que orienta investimentos oficiais no crédito à agricultura familiar. Em julho de 2005, assumiu o Ministério do Trabalho e Emprego. Em março de 2007, foi nomeado ministro da Previdência Social.

Foi eleito prefeito de São Bernardo em 2008 e reeleito em 2012. É presidente do Diretório Estadual do PT.

Durante os trabalhos, o presidente da Sessão Solene saudou especialmente o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do ABC, Raimundo Suzart; os ex-prefeitos João Avamileno e Carlos Grana; a vereadora Bete Tonobohn Siraque e o deputado estadual Luiz Turco.

O homenageado recebeu uma placa oficial da Câmara Municipal emq eu constava os seguintes dizeres: “A Câmara Municipal de Santo André, nos termos do Decreto-Legislativo nº 7, de 16 de março de 2018, de autoria do vereador Willians Bezerra, outorga o título de Cidadão Honorário do município de Santo André ao senhor Luiz Marinho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da nossa cidade como ministro do Trabalho e Emprego e Ministro da Previdência Social, bem como por sua atuação no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Marinho também recebeu um broche com as bandeiras do Brasil e da cidade de Santo André.