Em destaque Banco do Povo: Crédito Solidário completa 20 anos com homenagem

Banco do Povo: Crédito Solidário completa 20 anos com homenagem

O vereador Alemão Duarte presidiu a Sessão Solene que comemorou os 20 anos do Banco do Povo – Crédito Solidário, realizada no dia 16 de maio de 2018, no Plenário João Raposo Rezende Filho, na Câmara Municipal. A homenagem foi justificada pela importância do Banco do Povo nestas duas décadas, ao oferecer serviços de microfinanças para empreendedores populares e de baixa renda. Ao criar novas oportunidades econômicas, inclusive para quem tinha restrições bancárias, a instituição contribuiu para o desenvolvimento local e sustentável.

Em 12 de maio de 1998, a Prefeitura de Santo André firmou parceria com o Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Associação Comercial e Industrial de Santo André e Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e, juntos fundaram a Organização Não-Governamental Banco do Povo de Santo André – Crédito Solidário.

O aporte inicial foi feito pelos parceiros, para os fundos necessários para a carteira de crédito, contratação de equipe técnica e estrutura de funcionamento. Em 2007, a carteira era de R$ 700 mil e 300 clientes; em 2018, 6 mil clientes e R$ 12 milhões, com sustentabilidade financeira e social. Os juros são menores que nos demais bancos. Não dão apenas o dinheiro, mas acompanham o desenvolvimento do microempresário.

O evento teve a presença do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ajan Marques de Oliveira; da presidente do Conselho de Administração do Banco e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) profª dra Maria do Carmo Romeiro; e do deputado estadual Teonílio Barba, que compuseram a mesa principal.

Durante o evento, também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC e 2º Vice-Presidente do Conselho Administrativo do Banco do Povo-Crédito Solidário, Belmiro Aparecido Moreira; o ouvidor adjunto Ronaldo Martim;

o ex-prefeito de Diadema e ex-deputado estadual e federal, José de Filippi Júnior; ex-ouvidor da Cidade de Santo André e x-Presidente do Banco do Povo-Crédito Solidário, Saul Gelman; Relações Institucionais da ACER Brasil – Associação de Apoio à Criança em Risco, Jonathan Hannay; fundador e ex-presidente do Banco do Povo-Crédito Solidário, Aleto José de Souza; conselheiro fiscal do  Banco do Povo-Crédito Solidário, Agnaldo de Lima; e o conselheiro do Banco do Povo-Crédito Solidário e Diretor da ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Gentil Carlos Morin.

A Corporação Lira de Santo André interpretou o Hino Nacional e o Hino da Cidade de Santo André, sob a regência do maestro Claurício Cypriano. Em seguida foi exibido um vídeo institucional sobre os 20 anos da instituição Banco do Povo – Crédito Solidário de Santo André.

“Não há dúvidas que o principal papel dos parlamentares é fiscalizar as ações do Poder Executivo e, na medida do possível, também orientá-lo sobre o atendimento das questões que afligem a população. Também compete ao parlamento conhecer as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade vida da população, por isso, essa sessão está sendo realizada. Há 20 anos o Grande ABC passava por grandes crises, na geração de trabalho, emprego e renda, com as empresas indo pra outras cidades com incentivos fiscais. A falta de crédito era uma realidade para os micro e pequenos empreendedores, e o Banco veio para realizar uma modalidade de empréstimo, o crédito solidário”, explicou o vereador Alemão Duarte.

Junto com a presidente do Conselho de Administração do Banco do Povo, Maria do Carmo Romeiro, e o vereador entregaram placas de homenagem com os seguintes dizeres: ‘Homenagem da Câmara Municipal de Santo André, sócios e funcionários em comemoração aos 20 anos do Banco do Povo – Crédito Solidário, em Sessão Solene.’

Primeiramente foi feita uma homenagem póstuma para o economista Almir da Costa Pereira, que foi diretor do Banco, entregue à viúva, Eliana Pintor.

Depois foram entregues homenagens para o ex-presidente do Banco, Hildo Soares de Souza; e para o mestre em Administração, Luiz Silvério Silva, presidente da instituição por dois mandatos.

Por fim, Maria do Carmo Romeiro recebeu uma placa, em nome do Banco do Povo, com os seguintes dizeres: ‘O vereador Alemão Duarte tem a honra de homenagear esta idônea entidade pelos 20 anos de relevantes serviços prestados em prol do empreendedorismo popular em nossa cidade e oferece como prova de carinho e reconhecimento.’

Maria do Carmo é presidente do Conselho Administrativo pela segunda vez. Em seu discurso, a professora lembrou que “ali nasceu uma instituição com o objetivo de oferecer serviços de microfinanças aos empreendedores populares e de baixa renda, fortalecendo suas atividades econômicas e contribuindo para o movimento local sustentável. Essa é a missão formal. Mas, a cada contratação de crédito, o tomador contratava muito além, contratava esperança, sonhos, cuidados, autoestima e a possibilidade de recursos para sair do anonimato.”

Ao fim do discurso, as cantoras Inez Galardinovic e Emília Vieira de Oliveira interpretaram ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga; ‘Solidão de Amigos’, de Jessé; e ‘Admirável Gado Novo’, de Zé Ramalho.