Em destaque Dr. Marco Tulio Sette dos Santos recebe “Título de Cidadão Honorário do Município de Santo André”

alt

A Câmara Municipal de Santo André outorgou, em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (14/08), o “Título de Cidadão Honorário do Município de Santo André” ao Dr. Marco Tulio Sette dos Santos, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da nossa cidade na área da medicina, bem como por sua atuação como coordenador do serviço de neurologia do Centro Hospitalar do Município de Santo André.

A solenidade, de autoria do vereador Luiz Alberto (PT), reuniu inúmeros participantes no Plenário João Raposo Rezende Filho. A Dra. Maria Olila Gomes Douglas, diretora-geral do Centro Hospitalar Municipal, representou Paulo Serra, prefeito de Santo André.

Marco Tulio Sette dos Santos nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em 1986 pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro (Universidade Gama Filho), tendo feito sua residência médica na especialidade de neurocirurgia no Hospital do Andaraí. Por mais de 15 anos, atuou como preceptor da residência médica de neurocirurgia no Hospital Santa Marcelina e também trabalhou no Hospital Municipal de Santo André.

No âmbito da docência, lecionou na Faculdade de Medicina do ABC durante 17 anos. Em 2003, foi aprovado no concurso público para médico neurologista da Fundação do ABC. Em 2013, foi convidado a coordenar o serviço de neurocirurgia do Centro Hospitalar de Santo André. Além disso, atualmente, também exerce sua função de médico no Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama.

O homenageado é membro de vários grupos, entre os quais podemos destacar:

• Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia desde 1994;
  • Membro internacional do “Congress of Neurological Surgeons” e membro internacional do “North American Spine Society”, ambos nos Estados Unidos.

Ao longo de sua carreira, o Dr. Marco Tulio participou de diversos congressos e conferências, tais como:

• 26º Congresso Brasileiro de Neurocirugia, em Florianópolis (SC);
  • 23º Congresso Brasileiro de Neurologia Tropical e 7º Encontro da Sociedade Brasileira de Investigação Neurológica, ambos em Belém (PA);
  • 4º Congresso da Sociedade de Neurociurgia do Estado de São Paulo;
  • Encontro Inter-regional de Neurocirurgia, em Atibaia (SP);

Também é autor de diversos livros e proferiu vários cursos de especialização em lugares como: Universidade de Halle (Alemanha); Hospital Regensburg (Alemanha), Universidade de Medicina de Pittsburg (Estados Unidos), entre outros.

“Não há como mensurar os pacientes que foram salvos pelas mãos do nosso homenageado, visto a complexidade das cirurgias e a destreza deste nobre médico”, destacou o vereador Luiz Alberto durante a cerimônia.