Em destaque Fórum Regional de Parlamentares do Grande ABC é inaugurado por vereadores

Fórum Regional de Parlamentares do Grande ABC é inaugurado por vereadores

Os vereadores de Santo André estiveram presentes no evento que marcou a criação do Fórum Regional de Parlamentares do Grande ABC, realizado sexta-feira (22), no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo. A iniciativa visa debater soluções para problemas regionais e busca maior integração entre os parlamentares e os prefeitos das sete cidades do ABC. Durante o evento, diretores da Caixa Econômica Federal expuseram informações, aos cerca de 90 vereadores e/ou seus representantes, sobre investimentos, convênios, programas e projetos sociais do governo federal para o Grande ABC. Ficou acordado entre os presidentes das Câmaras que o Fórum terá reuniões a cada dois meses, sendo que o próximo encontro acontecerá na cidade de Diadema.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, prefeito Luiz Marinho, que afirmou que a iniciativa dos encontros entre os parlamentares prevê não incorporar a questão político-partidária, mas o desenvolvimento das cidades. “Não tem nada que dê certo se colocarmos a coloração partidária na questão. O Consórcio não é um local de disputa, mas de composição. Uma organização como esta não comporta disputa pública”, pontuou. Segundo o presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV), o Fórum é um passo importante para aproximar o diálogo entre o Legislativo e o Executivo. “Com certeza haverá novos encontros e muitos assuntos a serem discutidos. A iniciativa só fortalece o papel do vereador a nível regional e quem ganha é a população, com novas políticas públicas”, disse.

O presidente da Câmara de São Bernardo do Campo, vereador Tião Mateus, afirmou que a pretensão é criar um Fórum atuante e dinâmico. “A nossa voz quer ser ouvida, afinal, representamos os mais de 3 milhões de moradores do ABCDMRR. Somos o agente que faz a interlocução entre o Executivo e a população. Vamos mostrar que, como representantes da população, queremos contribuir nos debates sobre os investimentos para o desenvolvimento da região, seja na educação, na saúde, no saneamento, na moradia ou no transporte”, disse.

A Superintendência da Caixa promoveu, durante o Fórum, uma apresentação dos projetos e investimentos direcionados para as sete cidades. A Caixa divulgou que a região recebeu, em 243 operações contratadas, um total de R$ 2,7 bilhões de investimentos, sendo que existem mais R$ 945 milhões destinados a operações em estudo. O encontro foi uma parceria entre a Superintendência Regional do ABC da Caixa Econômica Federal e os presidentes das Câmaras do Grande ABC. Estiverem presentes no evento os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho e de Santo André, Carlos Grana, além dos sete presidentes do Legislativo do Grande ABC.

altalt