Em destaque Vereadores participam da inauguração da nova UTI do Centro Hospitalar

Vereadores participam da inauguração da nova UTI do Centro Hospitalar

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou na tarde desta sexta-feira (26), a nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do CHM (Centro Hospitalar Municipal). Os vereadores de Santo André participaram da entrega dos novos 17 leitos, que totaliza agora 34 leitos. Segundo Padilha, com a reforma, e a compra de novos equipamentos, o espaço dobrará sua capacidade de atendimento. O secretário ainda inaugurou a primeira República Terapêutica 24 horas do município, que acolhe adultos com dependência em álcool e drogas. “Precisamos reorganizar o sistema de saúde do nosso país, para oferecer alternativas que aliviem o sofrimento do dependente químico”, disse Padilha.

O programa prevê atendimento às pessoas que, pelo vício das drogas, romperam seus vínculos sociais e familiares. A Prefeitura irá receber R$ 6,4 milhões para investimentos na Saúde Mental. O montante servirá para a contratação e capacitação dos profissionais, e na futura ampliação da República Terapêutica. O imóvel onde ocorrerão os tratamentos, alugado pela Prefeitura, fica ao lado do CHM e tem oito vagas.

Para a vereadora Bete Siraque (PT), é um grande avanço para a cidade a inauguração da unidade de tratamento. “O projeto é uma conquista do nosso Governo, que pretende garantir Saúde de qualidade para todos”, disse. O prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), afirmou que pretende investir nos profissionais da saúde. “Queremos ampliar o trabalho de prevenção. O que temos de mais importante são os agentes, profissionais capacitados para atender a população de Santo André”.

O presidente do Legislativo, Donizeti Pereira (PV), agradeceu em nome de todos os vereadores, o investimento na cidade. “Discordo do secretário da Saúde (Homero Nepomuceno Duarte) quando disse que a cada três eventos que acontecem, um é da saúde. Na verdade três são da saúde. Porque você investindo em prevenção, investe também em saúde. Todas as boas ações terão o apoio e o carinho da Câmara Municipal de Santo André”.

O evento também lançou o Consultório de Rua, serviço móvel que visa atender à população que não possui moradia fixa. O vereador sargento Juliano (PMDB) analisa como positiva a segunda visita do ministro da saúde neste ano à cidade. “O CHM tinha só 17 leitos, o que é muito pouco diante da necessidade da população. Com os novos leitos, será possível a realização de mais cirurgias. Os novos investimentos são um ganho para a cidade”, disse.

altalt