Em destaque Vereadores aprovam projeto do Bilhete Único

Vereadores aprovam projeto do Bilhete Único

Os vereadores de Santo André votaram na tarde desta quinta-feira (09/05) o Bilhete Único, em segunda votação. A matéria foi aprovada com 19 votos favoráveis e duas abstenções. Nos próximos dias, o prefeito Carlos Grana (PT) deverá sancionar a lei. De acordo com a Prefeitura, o sistema terá a realização de testes a partir do dia 15 de maio e na primeira semana de junho estará a pleno funcionamento.

Esteve presente na sessão ordinária do Legislativo, o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, que afirmou que, com o sistema de bilhetagem eletrônico nas catracas, gradativamente ocorrerão mudanças nos itinerários e nas linhas de ônibus. “Esse é o primeiro passo para uma grande transformação no transporte público da cidade. Teremos uma série de melhorias e essa é uma bela marca”, ressaltou.

O presidente da Câmara de Santo André, Donizeti Pereira (PV) analisa como positiva para a cidade a implementação do Bilhete Único. “Sou vereador há doze anos e desde o início discutíamos a integração das linhas da cidade. Fico muito satisfeito de ver que esse projeto está finalmente ativo. É como um refresco na vida da população que economizará na passagem e poderá sair mais com a família. Parabenizo a Prefeitura e a todos os vereadores pelo trabalho”, disse.

A matéria teve somente uma emenda aditiva, de autoria do vereador Luiz Zacarias (PTB). O texto prevê que o Executivo envie à Câmara, semestralmente, relatório com informações sobre o número de bilhetes sem custo que serão utilizados pelos usuários. Cerca de 300 mil passageiros, ou seja, 6,8% dos 4,5 milhões dos usuários do transporte público devem aderir ao uso do Bilhete Único. Com o projeto, os usuários poderão, pagando apenas por uma passagem, embarcar em até três ônibus dentro do período de 90 minutos. Em primeiro momento, o sistema valerá somente para a ida ou para a volta.

Ordem do Dia

Na sessão ordinária desta quinta, que contou com 11 itens, além do Bilhete Único teve aprovado, em segunda discussão, o projeto, de autoria do vereador Edson Sardano (PTB), que dispõe sobre a proibição de os estabelecimentos comerciais lacrarem bolsas e/ou sacolas dos consumidores que adentrem ao seu interior, no Município de Santo André.

Em primeira discussão foi aprovado os projeto, de autoria do vereador Eduardo Leite (PT), que denomina “Viaduto Ordem dos Advogados do Brasil” o acesso à Avenida Portugal sobre a Avenida Ramiro Colleoni, assim como a matéria do vereador José de Araújo (PMDB), visando denominar de “Praça Três Amigas” a praça localizada na confluência das Ruas Manila e Escócia, no Parque Oratório. O projeto do parlamentar Alemão Duarte (PT) também foi aprovado em primeira discussão. O texto prevê a criação da Semana Municipal de Economia Solidária. Os demais itens da Ordem do Dia foram adiados por uma sessão.