Ricardo Alvarez

Telefone: 11 3429-5816
Gabinete: 16

facebook  twitter  instagram  instagram

Ricardo Alvarez é professor de Geografia e mestre em Geografia Urbana pela USP (Universidade de São Paulo). Alvarez também já foi vereador por duas outras legislaturas em Santo André, de 1997 a 2004. Pauta sua militância política em defesa da igualdade social, da democracia, pela diversidade, os direitos humanos e a proteção ao meio ambiente.

É o primeiro vereador eleito pelo PSOL em Santo André, sigla partidária no qual é filiado desde 2005. Desde antes de sua entrada oficial, trabalha na consolidação e no crescimento do PSOL na região do ABC, especialmente em Santo André, onde já foi presidente municipal.

Lecionou por 36 anos, sendo 26 deles na Fundação Santo André. Sempre esteve ao lado de professores e dos funcionários em defesa do emprego, contra a privatização e os desmontes que levaram à atual crise na instituição.

Na Câmara, é autor da Lei 10.745 de 2023, que trata do Programa Municipal de Uso da Cannabis para Fins Medicinais, que permite a prescrição de medicamentos à base da planta inteira ou isolada, contendo em sua fórmula as substâncias Canabidiol (CBD) e/ou Tetrahidrocanabinol (THC). Além disso, é autor de diversas proposituras, entre elas as de implantação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e dos Conselhos de Escola. Lutou pelo parque Guaraciaba, os desapropriados da Cidade Pirelli e contra os aumentos abusivos nas tarifas do transporte. É o mandato que mais fiscaliza o governo municipal, tendo autoria de mais de 25% dos requerimentos de informação apresentados na Câmara de Vereadores de Santo André.