Em destaque Câmara celebra os 130 anos de instalação nessa quinta-feira (29)

Câmara celebra os 130 anos de instalação nessa quinta-feira (29)

alt

Santo André, 29 de setembro de 2022 - A Casa do Povo andreense foi instalada no dia 29 de setembro de 1892, quando tomaram posse os primeiros vereadores. Devido a ligações com as cidades vizinhas, a Câmara funcionou em São Bernardo do Campo até 1937. Em 1968 mudou-se para o novo prédio no Centro Cívico, localizado na Praça IV Centenário, onde permanece até hoje.

O presidente Pedrinho Botaro ressalta o caráter democrático da instituição e melhorias e implementações recentes:

"A Câmara Municipal reúne representantes da sociedade civil e por isso é um canal de diálogo entre a comunidade e o Poder Público. Reforcei isso dando mais visibilidade e transparência para esse contato. Criei a Ouvidoria Legislativa, o atendimento através das libras, os canais de comunicação como Instagram, whatsapp e as transmissões das sessões ordinárias e solenes por meio do YouTube. Nosso site também recebeu acessibilidade para a pessoa surda. Além disso, através  do Projeto " Câmara Sem Papel" virtualizamos os processos, e ficou fácil a consulta a cada um deles, que pode ser feito pelo novo site ou pelo aplicativo.

Também criamos a Escola do Legislativo Vereador José Nanci, que é um marco no sentido de fortalecer o conhecimento sobre a máquina pública, mas também é palco de fomento as discussões sobre vários temas que envolvem  nossa sociedade.

Criamos ainda a Procuradoria da Mulher, que além de fomentar as discussões sobre o tema, é um braço em defesa das mulheres para auxiliar o poder executivo e o judiciário.

Por fim, destaco que estamos aderindo ao Programa de Integridade Pública, da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) , que vai atribuir um selo de integridade às câmaras que frequentarem uma grade de cursos e atingirem metas em vários pontos, como transparência e aprimoramento dos processos de gestão. Será mais um reconhecimento dos esforços da Câmara para melhorar e modernizar-se constantemente"

Para conhecer a história completa da Câmara, assista o vídeo produzido pela Escola do Legislativo: https://www.youtube.com/watch?v=sUx1q_eqmO0