Em destaque Hospital veterinário intermunicipal é tema de audiência pública

Hospital veterinário intermunicipal é tema de audiência pública

O Legislativo andreense realizou audiência pública nesta segunda-feira (19/08) sobre a viabilidade de um hospital público veterinário intermunicipal. A audiência foi proposta pelo vereador Roberto Rautenberg (PTB) – que preside a Comissão de Proteção Animal do ABC. O parlamentar relatou casos de animais vítimas de agressão e abandono. Há estimativa de que, só na região do ABC, existam 35 mil animais abandonados, entre cães e gatos.

“A nossa ideia é construir um hospital para as sete cidades, caso a população tenha interesse. Essa audiência é importante para debatermos como podemos nos unir para cuidar melhor dos animais. O hospital já conta com o apoio de três prefeitos da região”, disse. Além de Rautenberg, a mesa diretora da audiência foi composta pelo secretário da Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte e pelo vice-presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo (Anclivepa), Dênis Rodrigues Prata.

De acordo com o vice-presidente da Anclivepa, do mês de julho de 2012 ao mês de janeiro de 2013, o hospital de São Paulo registrou o número de 9 mil consultas e 1.732 cirurgias.  Por conta da demanda, o atendimento chega a uma espera de até dois meses. A cidade de São Paulo já estuda a criação de uma segundo clínica de especialidade veterinária.

COMISSÃO

Em março deste ano, Rautenberg esteve presente em uma audiência pública no Legislativo de Mauá, onde foram discutidas as propostas da Comissão de Proteção Animal, além da construção do hospital veterinário. A próxima audiência está prevista para acontecer em São Caetano do Sul, mas ainda sem data definida. Após percorrer as sete cidades em audiências públicas, a proposta da comissão é agendar encontro com o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a fim de viabilizar novos investimentos para construção do hospital – a ser instalado em Santo André.

altalt