José Montoro Filho

Secretária(o): Cleber Luiz Appelt
Partido: (PT)
Página pessoal:

Uma trajetória de futuro!

JOSÉ MONTORO FILHO, Montorinho, nasceu em Lucélia, interior do Estado de São Paulo. Em 1959, mudou para Santo André, localidade que escolheu como sua cidade e onde iniciou sua carreira como operário metalúrgico. No chão da fábrica, participou ativamente das lutas sindicais, atuou como Coordenador da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Ford e como diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de 1984 a 1987.

Em sua trajetória política, destaca-se, ainda, que Montorinho foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT – além de participar da criação da Central Única dos Trabalhadores - CUT. No município, foi presidente do PT de 1993 a 1995, tesoureiro por duas gestões e secretário geral do partido.

Em 1999, foi eleito, por unanimidade, líder da bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal e em 2003, como assessor do prefeito João Avamileno, Montorinho obteve expressivo destaque na articulação política, fazendo a interlocução entre o Executivo e o Legislativo, com sucesso.

Presidente da Câmara

De 2005 a 2008 exerceu o seu quinto mandato de vereador. No biênio 2007/2008 ocupou, também, o cargo de presidente da Câmara Municipal de Santo André. Para o qual foi eleito no dia 05 de dezembro de 2006.

Montorinho começou a administrar o legislativo andreense em 1º de janeiro. No final da sua gestão o parlamentar contabilizou as seguintes realizações:

• Implantação da TV Legislativa, com exibição das sessões da Câmara ao vivo pelo canal 17,
  • Concluiu o projeto de acessibilidade, com a entrega dos três elevadores para que os munícipes circulem pelos dois pisos do prédio,
  • Colocou em funcionamento o Painel Eletrônico, que ficou desativado aproximadamente sete anos devido a pendências jurídicas, proporcionando mais agilidade aos trabalhos realizados no Plenário do Legislativo,
  • Restaurou o prédio da Câmara Municipal de Santo André, que completou 40 anos, em 2008, bem como o teto do edifício,
  • Criou a Galeria dos Presidentes, com fotos dos parlamentares que exerceram essa função desde 1892 até os dias atuais, preservando a história da Casa,
  • Projetos de Lei
  • Entre os trabalhos desenvolvidos no Legislativo andreense ao longo dos sucessivos mandatos estão:
  • Elaboração da lei que criou o Programa de Geração de Renda Mínima Familiar, implementado, pelo então prefeito Celso Daniel;
  • A autoria de dezenas de projetos de lei de AEIS – Área de Especial Interesse Social, que possibilitou a regularização fundiária de imóveis que hoje se tornaram núcleos habitacionais urbanizados e se transformaram em moradias dignas para centenas de pessoas.
  • Em 2007, mais um projeto de lei relevante de sua autoria, elaborado em parceria com mais um vereador, foi aprovado e sancionado pelo prefeito no dia 26 de abril de 2007. A nova lei dispõe sobre a regularização de construções clandestinas e irregulares no município.
  • No pleito de 2008, foi eleito o vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores – PT - com 4.934 votos. Na vida pública, Montorinho sempre trabalhou em favor da comunidade carente da cidade. O que continuará fazendo no seu sexto Mandato.
  • Neste novo mandato, Montorinho continuará trabalhando para que os projetos de lei de sua autoria, bem como, os elaborados pelo Executivo e por seus pares, que forem importantes para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população sejam aprovados.
  • O vereador é o atual Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal.