Em destaque Prédio do Museu de S. André completa 100 anos e Legislativo comemora

Prédio do Museu de S. André completa 100 anos e Legislativo comemora

A Câmara de Santo André promoveu, na noite de ontem (13/08), sessão solene em comemoração aos 100 anos do prédio do Museu de Santo André Doutor Octaviano Armando Gaiarsa, antigo Primeiro Grupo Escolar do ABC. O evento foi celebrado no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho. O vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), foi autor do requerimento e presidiu a solenidade no dia, sendo que a parlamentar Elian Santana (PROS) foi oradora oficial.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelos parlamentares Montorinho e Elian, além do secretário de Cultura e Turismo em Exercício, Hélio Luiz Dellanoce, que representou o prefeito Carlos Grana (PT), na solenidade; e da gerente de Preservação da Memória do Museu de Santo André, Fátima Regina Tavella Leal. “O prédio centenário é um reconhecido patrimônio cultural e possui ligação estreita com a memória da cidade. Quero agradecer todas as figuras que contribuíram para que o museu acontecesse”, ressaltou Elian.

A noite reservou momentos de homenagens ao historiador Eduardo Dourador Fachin; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, Maria Inês da Costa; ao arquiteto e museólogo, Wilson Roberto Stanziani de Souza; e a advogada e funcionária da antiga difusão cultural da Secretaria de Cultura, Inajá Bevilacqua.

A noite contou, também, com apresentação da banda Lira de Santo André sob a regência do maestro Claurício Cypriano que, além de apresentar o Hino Nacional e o Hino de Santo André, executou as músicas “Êxodos”, de Ernest Gold e Arranjo de Costa Holanda; “St. Louiz Blues”, de William Christopher Handy; e “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso.

O vereador Montorinho mencionou que quando foi procurado para realizar a sessão em comemoração aos 100 anos do prédio, não pensou duas vezes em aceitar. “Esse prédio tem história. O saudoso prefeito Celso Daniel teve presença importante para a reestruturação do espaço. Quero agradecer a todos que tiveram contribuição neste marco histórico. Vamos cuidar com carinho do nosso museu. Temos este prédio com muito orgulho”, ressaltou o parlamentar.

Histórico

O prédio que abriga o Museu é o primeiro edifício público a completar 100 anos na cidade. O local foi inaugurado como primeiro grupo escolar do ABC, denominado Escola Professor José Augusto de Oliveira. Foi sede da Promoção Social de Santo André (Prossan), em 1990, com o I Congresso de História do Grande ABC, que aconteceu em suas dependências. Durante a gestão do saudoso prefeito Celso Daniel (PT), houve a reestruturação do espaço, e o Museu de Santo André foi transferido para a rua Senador Fláquer, 470, Centro, onde está até hoje.

Confira mais fotos do evento no Facebook da Câmara: http://goo.gl/dGgUhg
Aproveite e curta nossa página!