Em destaque Dia do Capoeirista é celebrado na Câmara

Dia do Capoeirista é celebrado na Câmara

A Câmara de Santo André realizou, na noite de ontem (29/10), sessão solene em comemoração ao Dia do Capoeirista. O evento foi presidido pelo vereador Sargento Lôbo (SDD), que recebeu na mesa de honra a presença do coordenador de capoeira da Secretaria de Esporte e Lazer, Anselmo de Oliveira, que representou o prefeito Carlos Grana; o fundador da Associação São Bento Pequeno, mestre Djamir Pinatti; e um dos representantes da Associação Leões do Karatê, shihan Almir Machado.

O evento teve início às 19h, e aconteceu no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho. “A Capoeira é um esporte genuíno. Em Santo André, vejo várias academias batalhando pelo amor ao esporte e ao próximo, formando grandes cidadãos”, ressaltou Lôbo.

Como forma de se protegerem contra a violência e repressão que sofriam por parte dos colonizadores, muitos africanos – recém-chegados ao Brasil como mão de obra escrava, se utilizaram de ritmos e movimentos de danças tipicamente africanas, adaptando-as a um estilo de luta como defesa. A história da Capoeira começou no século XVI, mas até 1930, essa era uma prática proibida no Brasil. No entanto, a dança foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, que se interessou muito pela arte e transformou-a em esporte.