Em destaque Sessão solene marca comemoração pelo Dia da Pessoa com Deficiência

Sessão solene marca comemoração pelo Dia da Pessoa com Deficiência

Pessoas com deficiência provam, a cada dia, que é possível vencer desafios. Não existem barreiras quando o assunto é inclusão social. Dessa forma, a Câmara de Santo André promoveu sessão solene para celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência, realizada na tarde de ontem (29/10), no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho. O ato foi presidido pelo vereador Donizeti Pereira (PV), que compôs a mesa de honra ao lado do ex-prefeito e atual secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, João Avamileno; e do presidente da Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência (Acide), José Carlos Rodrigues Bueno.

Durante a solenidade, foi exibido vídeo institucional sobre o trabalho realizado na Acide. Em seguida, o vereador Donizeti Pereira fez pronunciamento. “A sessão solene renova nossas forças para continuar defendendo e batalhando em prol das pessoas com deficiência. O poder público precisa fazer sua parte. Avançamos muito nos últimos anos, mas há muito ainda o que conquistar. Não há verdadeiro desenvolvimento se nos esquecemos da inclusão e fechamos as portas para quem merece respeito e contribui para o crescimento de uma cidade”, disse o presidente da Casa de Leis.

A noite reservou momento de homenagens, sendo a primeira para Dirce Rozeda Raizi, que cuida do marido com deficiência Osvaldo Eugênio Raizi, experiência que fez com que ela se dedicasse ainda mais a causa. A outra homenagem foi feita à Acide, entidade sem fins lucrativos fundada no ano 2000, por grupo de pais e pessoas com deficiência. Vale lembrar que um dos maiores orgulhos a entidade é o Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), onde pessoas com qualquer tipo de deficiência recebem aulas gratuitas de natação. “Cerca de 1 bilhão de pessoas no planeta possui algum tipo de deficiência e em Santo André passamos de 80 mil pessoas. Somos capazes de superar as dificuldades e seguir na busca de respeito e igualdade”, ressaltou o presidente da Acide.