Em destaque Representantes da comunidade negra são homenageados na Câmara

Representantes da comunidade negra são homenageados na Câmara

A Câmara de Santo André realizou, na última terça-feira (18/11), ato solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – Aniversário da Imortalidade de Zumbi. O evento foi presidido pelo vereador Sargento Lôbo (SDD) e teve como orador oficial o parlamentar Ailton Lima (SDD). A mesa diretora foi composta pelo coordenador de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz, Wellington da Silva Bento, que representou, no ato, o prefeito Carlos Grana (PT); o presidente do Instituto Afro-Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de São Paulo, José Gomes Pereira; e o chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Santo André, Álvaro Alves de Lima.

A noite de comemorações teve início com solenidade de entronização do Pavilhão Nacional e das Bandeiras do Estado de São Paulo e de Santo André, que foram conduzidas pelos atiradores do Exército Brasileiro, Carvalho, Giareta e Mota. Foi exibida retrospectiva dos 20 anos do Ato Solene na Câmara Municipal, produzido pelo departamento de Comunicação da Câmara de Santo André. Em seguida, os presentes conferiram apresentação cultural da cantora Alcidéa Miguel e, mais tarde, os integrantes do Grupo Renova Sampa interpretaram a música “Sorriso Negro”. Durante a solenidade, representantes do movimento afro foram divididos em blocos para serem homenageados.

“Ficamos chocados com um incidente acontecido no Ceará, na semana passada. Uma senhora teve seu carro rebocado por parar em local proibido e, no momento em que isso acontecia, ela se fez autoridade por conta de sua pele clara e desferiu insultos ao funcionário de cor negra. Nada acabou e pouca coisa mudou. O preconceito ainda está enraizado”, comentou Lima. Já o coordenador de Promoção da Igualdade Racial na Secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz ressaltou que o 20 de novembro tem sido comemorado, com maior intensidade, nas comunidades brasileiras. “Não podemos nos esquecer do enfrentamento ao genocídio. Temos que ver essa situação como motivação para formação de políticas públicas que alcancem a comunidade negra”, afirmou Bento.

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de 20 mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.  O Dia da Consciência Negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.