Em destaque Dia Municipal da Não-Violência contra a mulher é celebrado na Câmara

Dia Municipal da Não-Violência contra a mulher é celebrado na Câmara

A Câmara de Santo André realizou, na última quarta-feira (19/11), sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Não-Violência contra a mulher. A solenidade foi solicitada pelo gabinete da vereadora Bete Siraque (PT), que presidiu a sessão e foi oradora oficial. A mesa de honra, também, foi composta pela secretária de Políticas para Mulheres, Silmara Conchão, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); a juíza de Direito da 2ª Vara Criminal de Santo André e integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, Tereza Cristina Cabral Santana Rodrigues dos Santos; e a delegada titular de Defesa da Mulher em Diadema, Renata Lima de Andrade Cruppi.

A noite reservou exibição do vídeo intitulado “Quem Ama, Abraça”. Em seguida, foram realizadas quatro homenagens: à Tereza Cristina, Renata Lima, Maria da Penha Monroy, e Silmara Conchão. A noite foi embalada pelas canções “Rosa”, de Pixinguinha; “Você é Linda”, de Caetano Veloso; e “Paz no Meu Amor”, de Luz Vieira, nas vozes da dupla Gilberto Ferreira e Luciana Silveira. “No Brasil 61% dos óbitos foram de mulheres negras, as principais vítimas em todas as regiões. A maior parte das vítimas tinha baixa escolaridade. No Brasil 50% dos feminicídios envolveram uso de arma de fogo. A violência contra mulher é um dado da real.”, ressaltou Bete.

No primeiro semestre do ano, o prefeito Carlos Grana (PT), acompanhado do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivan Sartori, assinou Acordo de Cooperação Técnica para ampliar a aplicabilidade da Lei Maria da Penha na cidade, sendo o primeiro município do Estado a efetivar a ação e dar ênfase à parceria que estimula o desenvolvimento e implantação de ações mais incisivas no enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa faz parte da campanha nacional Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é Mais Forte.