Em destaque Vereadores vistoriam Unidade de Pronto Atendimento

Vereadores vistoriam Unidade de Pronto Atendimento

O presidente da Câmara Municipal de Santo André, Ronaldo de Castro (PRB), acompanhado dos vereadores Marcos Pinchiari (PROS) e Toninho de Jesus (SDD), estiveram na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Centro, na noite desta segunda-feira (05/01), para conferir as condições de atendimento no local. Ao chegar, os parlamentares encontraram lixo espalhado na porta da unidade, além de pacientes reclamando da demora no atendimento. Uma das munícipes que relatou o descaso esteve na UPA, na última sexta-feira (02/01), e teve que esperar 3h pelo atendimento. Ao entrar no consultório médico, a consulta durou menos de três minutos, saindo da sala com uma receita básica em mãos, sem que tenha sido pedido exame pelo profissional.

Os vereadores, também, encontraram outra paciente que esperava horas para que o médico checasse seus exames. De acordo com Ronaldo de Castro, é nítida a falta de humanização na área da Saúde do município, sendo que a unidade é relativamente nova. “Tudo virou virose ou apenas uma dor de cabeça simples. Quantas pessoas estão realmente doentes e não tem a chance de se tratarem, pois não é lhe dado o direito a um exame? Quando chegamos à unidade, era esperado que dois médicos estivessem atendendo, mas havia apenas um”, ressaltou o presidente. Grupo de vereadores questionou sobre a fiscalização da escala médica o que, posteriormente, será exposto às autoridades responsáveis, para que medidas sejam tomadas.

Parlamentares já anunciaram novas vistorias nos postos de saúde da cidade. Em menos de 10 dias, já foram fiscalizadas três unidades, sendo o PA da Vila Luzita, no dia 22 de dezembro, o PA Bangu, fiscalizado no dia de Natal, e a UPA Centro, na noite de ontem.