Em destaque Carlos Ferreira toma posse no Legislativo andreense

Carlos Ferreira toma posse no Legislativo andreense

Santo André, 12 de março de 2015.

Tomou posse na Câmara de Santo André, na tarde desta terça-feira (12), o suplente de vereador Carlos Ferreira (PDT). Ele ocupará a cadeira deixada pelo parlamentar Cosmo do Gás (PDT), que faleceu na última segunda-feira (09). Ferreira já cumpriu quatro mandatos no Legislativo andreense, de 1989 a 2008. Já atuou pelos partidos PTB – PRN – PMDB – PSB e, por último, PDT.

De acordo com o pedetista, essa está sendo uma maneira constrangedora de assumir um mandato na Câmara Municipal, já que era amigo de Cosmo. “Eu não gostaria de iniciar meus trabalhos no Legislativo diante de uma situação como essa, mas o suplente existe para isso. Eu já conheço a Casa, bem como os demais colegas, e assumo compromisso de cumprir um bom trabalho para nossa cidade”, afirmou Ferreira.

Após as formalidades da posse, foi realizada homenagem póstuma para Cosmo do Gás. A esposa Fabiana Pereira Cardoso esteve presente acompanhando os discursos emocionados dos colegas que, desde o início, se solidarizaram e apoiaram a família. O vereador Almir Cicote (PSB) teve uma convivência muito intensa com Cosmo, principalmente, na última semana. “Ele estava muito preocupado por conta do assédio que o G12 vinha sofrendo por parte do governo. Não há como negar que, dos 21 vereadores, Cosmo era o mais puro, o mais humilde e, de certa forma, o mais frágil”, ressaltou Cicote. O parlamentar mencionou, ainda, que o pedetista deu a vida pelos moradores do Sítio dos Vianas – local que era seu reduto eleitoral.

O parlamentar Edson Sardano (PTB) comentou que todas as vezes em que foi à tribuna era para fazer alguma denúncia e travar debates acalorados, mas na tarde desta quinta-feira o assunto a ser tratado era bem diferente e, por isso, a caminhada foi longa. “Este é um momento que justifica toda a nossa revolta, no entanto, essa não é a imagem que o Cosmo representava. Era um menino simples e ingênuo. Não cabe à sua memória nenhum tipo de sentimento perverso”, enfatizou Sardano. Durante discurso, o petebista chegou a dar um conselho aos amigos e familiares de Cosmo, para que afastem todo o ódio do coração. “Este sentimento não trará o Cosmo de volta e nem vai retirar a dor que estamos sentindo”, disse Sardano.

O presidente da Câmara Municipal, Ronaldo de Castro (PRB), citou a falta de oportunidade de muitos jovens, o que propicia a entrada no mundo das drogas e do crime. Segundo o parlamentar, são crescentes as estatísticas da violência, não só na cidade de São Paulo, mas em todo o Brasil, e que é necessária a construção de políticas públicas para que a criminalidade diminua e para que os jovens possam ter um futuro promissor. “Sentimos muito pelo que aconteceu, o Cosmo era muito querido e uma pessoa muito presente. Peço a Deus que conforte o coração da família e dos amigos. Cosmo deixa mais que um legado, uma lição de vida”, afirmou Ronaldo.

Como forma de homenagear Cosmo, os vereadores entregaram aos familiares a placa com seu nome, que ficava no plenário. Os parlamentares, também, se comprometeram em unir forças para que a emenda de Cosmo, no valor de R$ 300 mil, destinadas às obras do prédio Programa da Saúde da Família, localizado na Praça Maria Mariano, no Sítio dos Vianas, seja aplicada. Em 2014, Cosmo tinha destinado R$ 50 mil para construção de creche em área social localizada no mesmo bairro. A intenção dos vereadores é enviar projeto ao Executivo pedindo que, após a construção da unidade de ensino e de saúde, elas sejam batizadas com o nome do saudoso Cosmo do Gás.