Em destaque Câmara realiza sessão em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Câmara realiza sessão em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Santo André, 18 de março de 2015.

A Câmara de Santo André promoveu, na noite da última terça-feira (17), sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Juntamente com a solenidade, foi inaugurada a mostra “Mulheres que Fazem História”, uma iniciativa da Assessoria de Comunicação da Câmara em parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. O presidente da Câmara Municipal, Ronaldo de Castro (PRB), abriu os trabalhos com discurso sobre a importância da mulher em todos os setores da sociedade. Em seguida, a orquestra de cordas infantil do Cesa Vila Linda se apresentou sob a regência do professor Alessandro.

A mesa de honra da solenidade foi presidida pela vereadora Elian Santana (PROS) e composta pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Maria Fernandes Famelli, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); a primeira dama e secretária de Inclusão e Assistência Social de Santo André, Aparecida de Fátima Gerbara Grana; a secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Santo André, Silmara Conchão; a delegada de polícia titular da Delegacia da Mulher, Adrianne Mayer Bontempi e a vereadora Bete Siraque (PT). A ex-vereadora Maria Ferreira de Souza, mais conhecida como Loló, também esteve presente no evento.

“Nós, mulheres, exercemos vários papéis. A figura feminina ainda sofre com as heranças históricas do sistema patriarcal. Com luta fomos aumentando nossa participação, aparecendo de forma menos submissa. Apesar de quebrar tabus históricos, as mulheres ainda não ocupam cargo de relevância na Política, haja vista a exposição que está ocorrendo hoje na Casa, retratando que de 1970 até hoje tivemos apenas 10 vereadoras”, ressaltou Bete.

Após discurso da vereadora Bete, oradora oficial da solenidade, foi exibido vídeo alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, foram homenageadas 13 mulheres, que receberam uma rosa e um kit – contendo cartilha dos direitos da mulher – entregue pelas parlamentares Elian e Bete.  As homenagens foram realizadas em blocos. “Parabenizo a vereadora Bete Siraque que organizou, de maneira tão bela, essa sessão. Todas vocês que estão aqui são formadoras de opinião. Nossa luta contra a violência continua firme e forte. Ano passado o telefone 180 recebeu mais de 500 mil ligações de mulheres que são violentadas dentro de suas próprias casas. É importante conscientizar e reconhecer o nosso espaço na sociedade”, disse Elian.