Em destaque Legislativo comemora Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Legislativo comemora Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Santo André, 14 de abril de 2015. A Câmara de Santo André realizou, na noite de ontem (13), sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira. O evento, realizado no Teatro Municipal, foi presidido pela vereadora Bete Siraque (PT). A mesa de honra foi composta pela vice-prefeita da cidade e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no Governo de Portugal, José Cesário; o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, Antonio de Almeida e Silva; o presidente da Casa de Portugal do Grande ABC, Carlos José Rodrigues; a presidente do Elos Clube do Grande ABC, Márcia Maria Rodrigues; o representante do Consulado de Portugal para a Região do Grande ABC, Paulo Augusto de Freitas; e o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço.

A noite reservou momento de homenagem. A vereadora Bete entregou placa em comemoração a data a José Cesário. Nascido em 1958, Cesário é licenciado em administração e gestão escolar, além de ser professor do ensino básico. Também foi deputado em diversas legislaturas, tendo sido vice-presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. “Nós só atingimos os nossos objetivos quando contribuímos para que as pessoas sintam-se felizes. As comunidades têm aproximado pessoas de vários lugares do mundo, que têm contribuído para o desenvolvimento humano”, ressaltou Cesário, que agradeceu pela presença de todos e finalizou discurso falando sobre a importância da amizade entre os povos.

Portugal é a principal raiz das nossas origens desde 1500 até o momento em que nos tornamos independentes. “Neste mês a nossa cidade completou 462 anos e o nosso governo vem realizando série de eventos, a fim de presentear os nossos munícipes, e a solenidade de hoje é um deles. Cada um de nós traz um pouquinho do povo Português. Para mim, é uma honra representar o Legislativo na comunidade Portuguesa”, observou a parlamentar Bete Siraque.

Após a sessão, foi realizado recital “Tocando Portugal”, espetáculo oferecido pelo governo português, através de José Cesário, com o apoio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, da Casa de Portugal do Grande Abc e da prefeitura municipal.