Em destaque Dia do Escoteiro é celebrado na Câmara

Dia do Escoteiro é celebrado na Câmara

Santo André, 15 de abril de 2015. Palmas, orações e alegria marcaram a solenidade em torno do Dia do Escoteiro, celebrado na Câmara Municipal, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho – Zinho, na noite de ontem (14). A mesa diretora foi presidida pela vereadora Elian Santana (PROS) e composta pelo ex-prefeito e atual secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, João Avamileno, que esteve representando o prefeito Carlos Grana (PT); e pela comissária do 12º Distrito de Santo André – Região São Paulo – da União dos Escoteiros do Brasil, Jaquilene de Lima Luz.

A solenidade reservou uma homenagem a Maria Aparecida Hatanaka Goya (Cidinha). Através de alguns amigos, Cidinha soube do escotismo e gostou das atividades, principalmente da doutrina. Ingressou no grupo Escoteiro Hongwanji de Santo André, em 1999, primeiramente como mãe. Passado alguns meses, interessou-se ainda mais pelo movimento e atuou como chefe no Ramo Lobo. Em 2009, passou a ser chefe da Tropa Escoteira, onde permaneceu por muitos anos. “Agradeço pela confiança depositada no meu trabalho. Foi ao lado de pessoas muito especiais que compartilhei tamanha alegria. Pessoas como vocês tornam a nossa caminhada mais significativa”, ressaltou Cidinha.

O estudo da fauna, geologia, flora, arqueologia e mineralogia estão presentes na vida do escoteiro.  Tudo começou com o lorde inglês Robert Stephenson Smyth. Em 1907, ele organizou um acampamento com vinte rapazes, no qual ensinou conceitos de primeiros socorros, observação, segurança e orientação aos jovens. Em virtude do bom resultado do acampamento, o lorde resolveu escrever um livro: Escotismo para Rapazes, publicado em 1908. As ideias do inglês foram muito bem recebidas. O movimento, de forma rápida, se espalhou por vários países do mundo.