Em destaque Legislativo comemora Dia do Trabalhador Metalúrgico

Legislativo comemora Dia do Trabalhador Metalúrgico

Santo André, 16 de abril de 2015. A Câmara Municipal de Santo André sediou, na noite de ontem (15), sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Trabalhadora e do Trabalhador Metalúrgico. A mesa de honra foi presidida pelo vereador Alemão Duarte e composta pelo secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária da Prefeitura de Santo André, Cícero Firmino da Silva, Martinha, que esteve representando o prefeito Carlos Grana (PT) na solenidade e o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, José Braz da Silva, Fofão.

A solenidade contou com exibição de vídeo em reconhecimento aos trabalhadores metalúrgicos. Em seguida, foram realizadas seis homenagens, sendo uma delas ao presidente José Braz da Silva, em nome de todos os diretores do sindicato. “São 82 anos de lutas e de conquistas. Quando falamos da categoria metalúrgica de Santo André e Mauá, já vem a nossa mente a figura de Cícero Martinha. Este sindicato brigou pela campanha O Petróleo é Nosso e ajudou a fundar o primeiro Partido dos Trabalhadores, entre tantas outras conquistas”, afirmou Fofão.

Os metalúrgicos constituem uma das mais numerosas categorias de trabalhadores do País, exemplo de organização e de luta pelos seus direitos. O Dia do Metalúrgico é comemorado em 21 de abril. A história destes trabalhadores teve início com o progresso industrial no Brasil, a partir de 1930, em função da queda da economia cafeeira. Com a produção a todo vapor, muitos trabalhadores deixaram o campo em busca de novas oportunidades. Dessa forma, surgiu o operário industrial, o operador de máquinas, o metalúrgico.