Em destaque Vereador de Taubaté visita Câmara de Santo André

Vereador de Taubaté visita Câmara de Santo André

O vereador da Câmara de Taubaté, interior de São Paulo, Nunes Coelho (PRB) esteve na Câmara de Santo André com objetivo de conhecer o projeto de lei apresentado pelo presidente Ronaldo de Castro (PRB), que dispõe sobre a reserva de vagas para o primeiro emprego nas empresas que recebam incentivo fiscal no município. O projeto foi protocolado na última semana e deve constar na ordem do dia após o recesso das sessões ordinárias, em agosto. Nunes foi recebido pelo presidente em exercício, vereador Edson Sardano (PTB).

Muitas das empresas estabelecidas na cidade de Taubaté atuam em área cedida pela administração local, por isso, a equipe do vereador Nunes Coelho pensa em criar projeto no Legislativo que tenha como base o de Santo André, já que a cidade possui grandes empresas como LG, Usiminas, montadoras, entre outras. Local que, de acordo com o parlamentar, tem mão de obra qualificada e estrutura para que jovens possam colocar em prática suas experiências, tendo oportunidade de se destacar em diversas áreas.

O vereador valoriza a iniciativa de conhecer, por meio de outras Câmaras e secretarias, novas experiências para que elas sejam incorporadas e possam, futuramente, contribuir com o crescimento da cidade. Um exemplo foi o Ponto de Entrega Voluntária, que são sete espaços adequados estabelecidos em Taubaté para o despejo de entulho, sobras de materiais da construção civil, mobília, eletrodomésticos, restos de poda, galhos e outros dejetos verdes e lixo eletrônico como baterias, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Iniciativa que teve como base projeto aplicado pela Secretaria de Serviços Públicos de Guarulhos.

Para Coelho, a medida de aplicar projeto que incentiva o emprego para jovens aprendizes pode movimentar a economia da cidade, além da oportunidade para abertura de mais vagas no mercado de trabalho. “Infelizmente, estamos enfrentando crise que tem gerado demissões. Com essa medida, podemos reverter estes dados, já que nossa cidade é marcada pela atuação industrial. Temos estrutura para isso, além de boas escolas que qualificam nossos munícipes”, ressaltou o vereador.

Para o presidente em exercício, a troca de informações com vereadores de outras Câmaras é muito válida, já que bons projetos contribuem para o bom desenvolvimento da cidade e, consequentemente, da qualidade de vida da população. “A matéria do vereador Ronaldo de Castro passará pelas comissões permanentes e depois pela votação dos parlamentares. Estamos vendo o projeto com bons olhos e fico feliz em saber que um colega, de Taubaté, se interessou em levar essa iniciativa para melhorar, ainda mais, a vida de jovens que buscam oportunidade para um primeiro emprego”, afirmou Sardano.

Metrópole do Futuro

Algumas reportagens chegaram a destacar o município, de cerca de 300 mil habitantes, como uma das 20 cidades brasileiras de porte médio que estão preparadas para se transformarem em “metrópoles do futuro”. Mas, também, não é para menos. Taubaté se destaca por ter economia que se expande de forma crescente. É considerada como o segundo maior polo industrial e comercial do Vale do Paraíba. Os estabelecimentos comerciais contabilizam cerca de 2.360, os de serviços 2.293 e a indústria 420 aproximadamente, com crescimento gradativo.

alt

Vereador da Câmara de Taubaté foi recebido pelo presidente em exercício, vereador Edson Sardano (PTB)