Em destaque Festa de encerramento da Semana de Formação da Feasa reúne autoridades

Festa de encerramento da Semana de Formação da Feasa reúne autoridades

07 de julho de 2015. Uma grande festa com direito a palmas, apitos, balões e a felicidade estampada no rosto de 700 participantes, que acabaram de concluir a formação profissional da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa). A festa, que marcou a atividade de encerramento do curso que está na 19º edição, aconteceu no colégio Sagrado Coração de Jesus, na manhã desta terça-feira (07). O evento contou com a presença do presidente em exercício da Câmara Municipal, Edson Sardano (PTB), do vereador Luiz Zacarias (PTB), do prefeito Carlos Grana (PT) e da primeira dama, secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana.

De acordo com a coordenadora técnica da Feasa, Maria Inês Villalva, todos os profissionais, recém-formados, integram entidades assistenciais da cidade voltadas para áreas operacionais, administrativa, educacional, coordenadoria, técnico e voluntariado. O curso tem duração de cinco dias, totalizando 20h e acontece uma vez ao ano. “As 40 organizações sociais aqui presentes, são responsáveis pela execução de 79 projetos sociais. É muito bom sentir essa alegria e saber que estamos contribuindo com a transformação da vida das pessoas”, ressaltou a coordenadora que, também, discursou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que reduz a maioridade penal.

O prefeito Carlos Grana ressaltou que a participação do trabalho voluntário e associativo é fundamental para a sociedade. Para o chefe do Executivo, é preciso ampliar a rede de proteção social e gerar oportunidade. “Temos que apostar na Educação, pois ela mudará a realidade de uma nação. Essa formação é orgulho em Santo André. Para mudarmos o mundo é preciso, também, mudarmos alguns conceitos”, disse. Grana discursou, ainda, contra a redução da maioridade penal que, segundo ele, pode gerar uma ilusão na sociedade, já que garotos ainda mais jovens podem aliciados para o crime. Para o petista, a construção de novas creches na cidade faz parte dessa transformação, no sentido de melhorar a vida de muitas famílias.

Sardano vem de uma família que sempre se dedicou ao terceiro setor. Para ele é uma honra colaborar com quem colabora tanto por uma Santo André melhor. “Minha principal proposta como vereador é o apoio às entidades assistenciais. Convivo com isso desde que nasci. Costumo brincar dizendo que sempre dividi os meus pais com os filhos de outras pessoas, pois eles sempre tiveram atividade paralela na inclusão social. Hoje eles vivem exclusivamente para isso”, afirmou o presidente em exercício. Sardano mencionou que suas emendas parlamentares são todas voltadas às entidades assistenciais – que trabalham em benefício dos cidadãos andreenses.

Feasa

A Feasa foi fundada em 1970 por cinco entidades assistenciais. Ao longo dos anos, realizou ações e projetos voltados ao aprimoramento dos serviços prestados pelas entidades, influenciando a criação de novas políticas públicas e mobilizando diversas pessoas. A Federação abrange toda rede sócio-assistencial de Santo André, que conta com 80 organizações aproximadamente. Os projetos sociais atendem crianças, adolescentes, pessoas com deficiências, idosos e famílias por meio dos programas de: creche; acolhimento institucional; atendimento socioeducativo; educação especial; reabilitação e equoterapia; profissionalização; reintegração social; atendimento a crianças e adolescentes vitimizados e mulheres mastectomizadas; dependência química; população em situação de rua e pessoas soro positivo para o HIV. A Semana de Formação Profissional da Feasa é considerada o maior evento de capacitação da área da Assistência Social, nas sete cidades.

Facilitadores, que conduzem as oficinas da Feasa, com certificado em mãos