Em destaque Dia Municipal do Voluntário é celebrado na Câmara

Dia Municipal do Voluntário é celebrado na Câmara

03 de setembro de 2015. Estender a mão para o próximo e ajudá-lo nas mais diversas tarefas tem se tornado um gesto nobre nos dias de hoje. É, justamente, essa solidariedade que os voluntários exercem no seu dia a dia. Com objetivo de homenagear essas pessoas, a Câmara de Santo André realizou sessão solene em Comemoração ao Dia Municipal do Voluntário. O evento foi presidido pelo vereador Luiz Zacarias (PTB), que compôs a mesa de honra ao lado do secretário adjunto de Direitos Humanos e Cultura de Paz, José Batista Gusmão, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); e a presidente da Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André, Aparecida Montoro Leite. O secretário de Saúde, Homero Nepomuceno, também prestigiou a solenidade.

O ato teve início com exibição de vídeo, uma retrospectiva da Associação dos Voluntários da Saúde do município, seguida de homenagem a voluntária Cidinha Leite, que foi marcada com leitura da poesia “Vidas Entrelaçadas”, de Silmara Casadei. Ao todo foram entregues condecorações às voluntárias Lídia Pereira de Campos e Priscila Lagorga, ao casal Judith e Amélio Positeli, e à Aparecida Montoro Leite – que, posteriormente, entregou mais três homenagens a Maria Emília Melchiori, Mariângela Diniz e Claudia Vicente Santos. Mais uma atração artística marcou os momentos de alegria no plenário. Dessa vez o cantor Marcos Silvestre entoou duas canções “Ao Mestre com Carinho”, e “Amigos Para Sempre”.

Em 1985, foi criado no Brasil o Dia Nacional do Voluntário, que é atualmente comemorado em 28 de agosto. A data tem o propósito de destacar o trabalho das pessoas que atuam como voluntárias em diversas causas com um único objetivo: o bem da humanidade. “Sabemos hoje das dificuldades que a sociedade enfrenta. Estar ao lado dessas pessoas, mostrando afeição, faz toda diferença. Não há nada mais puro do que doar parte do seu tempo para se dedicar ao outro, principalmente, em um momento em que as pessoas andam tão distantes umas das outras. Tudo o que fazemos aqui, alguém lá em cima está olhando com carinho”, ressaltou Zacarias.