Em destaque Dia do Advogado reúne autoridades na Câmara Municipal

Dia do Advogado reúne autoridades na Câmara Municipal

A Câmara de Santo André promoveu, na noite de ontem (09), sessão solene em comemoração ao Dia do Advogado e Aniversário de Instalação dos Cursos Jurídicos no Brasil. A mesa diretora da solenidade foi composta pelo vereador Eduardo Leite (PT), que presidiu a sessão; pela secretária de assuntos jurídicos Mylene Benjamin Giometti Gambale, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); o presidente da Trigésima Oitava Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Pereira Gonçalves; o conselheiro estadual, Márcio Cammarosano, que representou o presidente da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa; e o chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Santo André, sargento Marcelo Silva. O vereador Almir Cicote (PSB) foi orador oficial da solenidade.

A noite contou com entrega de cinco homenagens aos advogados Daniel Koiffman, Evaldo Gomes Bragança, Haroldo de Almeida Vergueiro, Maria Carolina Martins e Ortiz Pelosini, e Maria Regina Mazzucatto. Em seguida, a solenidade recebeu duas apresentações musicais. A primeira do músico e homenageado Haroldo Vergueiro, acompanhado da tecladista Regina Galetti, que entoaram a canção “Granada”. Por último, os integrantes do Coral da OAB de Santo André, que tem como regente o maestro Samuel Inácio da Silva, apresentou as músicas “Deep River”, “Trenzinho Caipira” e “Certas Canções”.

O parlamentar Cicote iniciou o discurso ressaltando que essa é a quarta sessão solene realizada neste mandato e que há sempre um modo diferente de enxergar a advocacia. “A gente ocupa essa tribuna, como orador, para homenagear nossa categoria. Também pertenço a esta classe, que tem como premissa principal o trabalho para promoção da Justiça. A Justiça é muito mais que uma meta a ser atingida, é o desejo de todos os profissionais que militam nessa esfera. A nobre missão do advogado precisa ser ressaltada”, disse Cicote.

A escolha do dia 11 de agosto como data oficial de celebração do Dia do Advogado remete ao dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de direito do Brasil: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Uma curiosidade é que no século XIX a maioria dos filhos de famílias abastadas era destinada às faculdades de Direito. A Ordem dos Advogados teve sua criação em 1843 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, mas somente 87 anos depois foi instituída a OAB. Trata-se de uma entidade máxima de representação dos advogados brasileiros e responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil.