Em destaque Atleta Soraia André recebe Título de Cidadão Honorário

Atleta Soraia André recebe Título de Cidadão Honorário

A Câmara de Santo André foi palco, na noite de ontem (10), da sessão solene de outorga do Título de Cidadão Honorário à Soraia André Cesar. A mesa de honra foi presidida pelo vereador Sargento Lôbo (SDD), pela secretária de Esporte e Lazer, Cláudia Medeiros Martins, que representou o prefeito Carlos Grana (PT), o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Santo André, Marcelo Silva, e a homenageada da noite.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino de Santo André, pela banda Lira, foi exibido vídeo intitulado ”Minha História, Minha Vida”. A solenidade contou com dois momentos culturais, sendo um deles apresentação dos cantores Rogério e Gabriela Garcia, que entoaram as canções “João e Maria” e “Amigos para Sempre”. Integrantes do grupo musical “Semear e Amigos” apresentaram a música “Campeão”. Por fim, foi realizada apresentação de técnicas de judô, narrada pelo sensei Cristiano Carrion, com os atletas Jéssica Osório e Rodrigo Canova de Freitas.

Em discurso emocionado, Soraia disse que estava desde manhã recebendo homenagens pela cidade. Recentemente, na Vila Luzita, fez a volta olímpica, conduzindo a tocha. “Pensei em escrever um discurso, mas preferi arriscar, estava com medo de falar e começar a chorar, então trouxe uma toalha. Vim para essa cidade em 1988, pois o prefeito acreditava que as crianças precisavam de modelo e acreditou que, se eu tivesse um subsídio, poderia deslanchar e continuar a minha carreira. Trago no meu coração todas aquelas pessoas que contribuíram para o que nome Soraia André fosse construído”, ressaltou a homenageada.

Biografia

Soraia César, formada em Educação Física, nasceu em agosto de 1964, na Casa Verde, São Paulo. Casada com José Barbosa César, tornou-se conhecida, admirada e respeitada nacionalmente por ser um dos principais nomes do judô feminino. Iniciou a prática do Judô em 1976, na Associação de Judô Imirim – Prof. Dr. Koki Kanda e contrariou a todos quando seguiu pelo “Caminho Suave”, época em que o Governo Militar proibiu a prática de artes marciais para mulheres no Brasil. Esta foi apenas a primeira luta que teve que encarar. Foi campeã em 10 campeonatos nacionais, três medalhas pan-americanas e diversos pódios internacionais.

Além de ser formada em Educação Física, Soraia é graduada em psicologia e é pós-graduada em Psicopedagogia, Letras, Direito Educacional, Psicologia do Esporte e Psicodrama. Após pendurar o kimono, a atleta ministra palestras e seminários sobre sua trajetória, reafirmando a relevância do esporte e escreveu o livro “Japo Negra – Uma História de Superação, Fé e Amor”, que revela detalhes exclusivos de sua biografia.