Em destaque Sessão solene celebra o Dia da Maçonaria

Sessão solene celebra o Dia da Maçonaria

A Câmara de Santo André promoveu, na noite de ontem (16), sessão solene em comemoração ao Dia da Maçonaria. A mesa de honra foi presidida pelo vereador Luiz Zacarias (PTB) e composta pelo secretário adjunto de Direitos Humanos e Cultura de Paz, José Batista Gusmão, que representou o prefeito Carlos Grana (PT); o delegado da 9ª Região, Jaime Ângelo Filho, que representou o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, Ronaldo Fernandes; Pedro Borsetto Filho, que representou o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Benedito Marques Ballouk Filho; Ribamar Dantas, que representou o Grão Mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini; e o ex-prefeito de Santo André, Aidan Ravin.

A solenidade foi iniciada com exibição de vídeo sobre a Maçonaria. Em seguida, foi realizada homenagem para a Coligação Maçônica do ABCDMRR. Foram entregues duas placas condecorativas, sendo uma delas ao primeiro presidente da Coligação, Vagner Pereira da Silva, e a outra ao Mestre Instalado da Augusta e Respeitável Loja Cinquentenário 192 e atual presidente da Coligação, José Adolfo Gazabin Simões. O evento contou, ainda, com apresentação cultural do Coral Força Viva. Sob a regência da maestrina Rosana Vertematti, o grupo entoou as seguintes canções: “Peixe Vivo”, “Ave Maria dos seus Andores” e “Pastorinhas”.

O vereador Luiz Zacarias, em seu discurso, lembrou-se do quanto a Maçonaria é importante para construção da história do mundo. “Essa conceituada organização fez o Brasil grande, sem divisões, estando presente em todos os grandes momentos. José Bonifácio, patriarca da independência, lutou como ninguém por unificação. No século XX, momento de crise, a Maçonaria se fez presente, mais uma vez, ajudando o País a solucionar problemas, contribuindo até para a liberdade de expressão. Em seus propósitos, acredita no homem e em sua evolução constante”, disse o parlamentar.

A Maçonaria é uma sociedade fraternal de 800 anos. De caráter universal, seus membros cultivam os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma entidade filosófica. Em meados de 1390, a Maçonaria se dedicava a arte da construção. Por isso, entre as simbologias, estão o compasso e o esquadro. A prática teve início na Inglaterra, se espalhando pela Europa, predominando na França. Posteriormente, nobres, intelectuais, militares e cientistas também foram aceitos. A celebração da data na Câmara de Santo André advém de um decreto legislativo, criado em 2001, pela ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer.