Em destaque Engenheiros celebram seu dia com sessão promovida pela Câmara

Engenheiros celebram seu dia com sessão promovida pela Câmara

09 de Novembro de 2016. A Câmara de Santo André promoveu, na noite de terça-feira (08), sessão solene em comemoração ao Dia do Engenheiro, que aconteceu no Auditório Heleny Guariba. O vereador Almir Cicote (PSB) presidiu a mesa de honra, que foi composta pelo presidente em exercício da Delegacia Sindical no Grande ABC do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Sérgio Scuotto; e a prefeita em exercício de Diadema, presidente licenciada da Delegacia Sindical do Grande ABC do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e presidente da Associação dos Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos de Diadema, Silvana Garnieri. O vereador Ailton Lima (SDD) foi orador oficial da solenidade.

A sessão abriu espaço para que as instituições presentes realizassem homenagem ao engenheiro Luiz Augusto Moretti. Nascido em 1950, Moretti estudou na escola Américo Brasiliense e obteve primeira graduação em matemática pela Fundação Santo André. Em seguida graduou-se em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial. Exerceu pela primeira vez a presidência da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do ABC, em 1980. O engenheiro participa de vários conselhos em Santo André como Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), Conselho Estadual de Turismo (Contur), Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André (Comdephaapasa) e Consórcio Intermunicipal.

Em seu discurso, o parlamentar Ailton Lima compartilhou com os presentes um pouco da história da nobre profissão de engenheiro. Segundo o vereador, ao longo dos anos, a profissão aumentou leque de atuação e hoje não existem, apenas, engenheiros civis, mas eles estão presentes nas áreas comercial, industrial e financeira. “Hoje temos, pelo menos, 34 vagas diferentes de atuação do engenheiro, entre as quais se destacam engenharia de petróleo, química, nuclear, elétrica, da computação, eletrônica, aeroespacial e também de materiais”, ressaltou Lima.

A data que celebra o Dia do Engenheiro é comemorada em 11 de dezembro, quando, em 1933, o decreto 23.569 regulamentou as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor no País. Hoje, no Brasil, a engenharia recupera seu espaço nos grandes projetos de desenvolvimento nacional e é apontada como fundamental para o crescimento do País. O engenheiro é responsável por todas as etapas de uma construção. Antes de iniciar o trabalho, precisa de um projeto para que possa executá-lo. Ao projetar uma casa, por exemplo, define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e outros cômodos. Mas não podemos nos esquecer de que, também, temos engenharia em diversas modalidades, sendo mecânica; têxtil; química; física, elétrica; eletrotécnica; automobilística e outros.