Em destaque Sessão celebra ‘Dia Nacional do Aposentado’

Sessão celebra ‘Dia Nacional do Aposentado’

Integrantes do Coral Força Viva participam de sessão solene

22 de fevereiro de 2017 - A Câmara Municipal de Santo André promoveu, na tarde de hoje (22), Sessão Solene em comemoração ao “Dia Nacional do Aposentado”. A vereadora Bete Siraque (PT), presidiu a solenidade, compondo a mesa de honra ao lado do presidente da Central Sindical UST (União Sindical dos Trabalhadores), José Carlos Borges, e da gerente executiva do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de Santo André, Fátima Conceição Gomes.

O evento foi iniciado com execução dos Hinos Nacional e de Santo André, pela Banda Lira, seguido da exibição de vídeo em homenagem aos aposentados e pensionistas. A sessão abriu espaço para homenagear alguns convidados de honra, que receberam das mãos da vereadora placas com os dizeres: “Aposentado para o trabalho, mas não para a vida e para a luta”.

Participaram também da sessão os vereadores Pedrinho Botaro (PSDB), Fumassa (PSDB) e Dr. Marcos Pinchiari (PTB), além do presidente da Câmara no biênio 1997/1998, ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Vanderlei Siraque.

Bete Siraque também foi a oradora oficial do encontro e convidou a todos os participantes a refletirem sobre o futuro dos aposentados do País. “Gostaria que fizessem uma reflexão de como ficará a situação dos futuros aposentados com a PEC da Morte – em alusão à PEC 287, do Governo Federal – que vai na contramão do que entendemos como garantia de uma aposentadoria mais justas, humanitária e igualitária aos trabalhadores que tanto lutam”, considerou.

A vereadora pediu que a categoria una forças para garantir a aposentadoria futura dos trabalhadores de hoje que, na sua opinião, não chegarão a se aposentar com vida, dada às novas condições estabelecidas na reforma previdenciária.

José Carlos Borges foi convidado a fazer uso da tribuna e agradeceu a homenagem aos aposentados e idosos, que hoje representam cerca de 20% da população de Santo André. “É muito importante esse reconhecimento. Não podemos descartar do meio social aqueles que tanto contribuíram para a construção do Brasil. Temos de inseri-los cada vez mais na economia, na política e nas ações que visam o futuro da classe”, pontuou.

A tarde foi embalada pelo Coral Força Viva, formado pelo grupo de convivência da Terceira Idade, sob a regência da maestrina Rosana Vertematti. O público se animou ao som de interpretações de clássicos da música popular brasileira como Balaio Meu Bem, de Inezita Barroso, Peixe Vivo, de Milton Nascimento, e Dancing Days, sucesso nas vozes do grupo “As Frenéticas”.