Em destaque Dia Internacional da Mulher é celebrado na Câmara de Santo André

Dia Internacional da Mulher é celebrado na Câmara de Santo André

Câmara homenageia mulheres em sessão solene

8 de março de 2017 - Criado pelas Nações Unidas em 1977, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, reflete a luta feminina para defender seus direitos, combater feminicídios e a exaltação dos discursos machistas.

Para celebrar a data e a importância dos direitos conquistados ao longo dos anos, a Câmara de Santo André realizou sessão solene, na noite desta terça-feira (07), no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho - Zinho.

A solenidade foi presidida pela vereadora Bete Siraque (PT), que compôs a mesa de honra ao lado de Cleide Tameirão, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo André, Dra. Valéria Vilhena, fundadora do Movimento Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG), e Dra. Dinah Zekcer, da secretária de Educação, representando o prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Bete Siraque lembrou que, apesar da data festiva, há um longo caminho a ser percorrido para garantir às mulheres igualdade. “Aqui na Câmara, por exemplo, somos apenas duas vereadoras, dos 21 parlamentares que integram o Legislativo. Sonho em ver esta Casa com 50% de suas representantes sendo mulheres”, contabilizou.

A parlamentar chamou atenção para a PEC 287, do Governo Federal. “A reforma previdenciária proposta pelo Governo Federal afeta diretamente os direitos das trabalhadoras, das professoras, das mulheres como um todo. O momento sugere reflexão e resistência a esta medida, que enterra os direitos conquistados até aqui”, reforçou.

O encontro contou, ainda, com a execução dos hinos nacional e municipal, executado pela banda Lira. Os participantes assistiram apresentações musicais e culturais de crianças assistidas pela Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide, além do Grupo Cultural Caboverdiano.

O grupo “The Avalon” trouxe à noite a interpretação de grandes clássicos da cena musical internacional executados no formato de música eletrônica, por meio de violinos, em um sincronismo perfeito com coreografias e performances.

Participaram da sessão os vereadores Pedrinho Botaro (PSDB) e Lucas Zacarias (PTB), além de Luiz Sacarias, vice-prefeito de Santo André, Vanderlei Siraque, ex-deputado estadual e federal e presidente da Câmara de Santo André, no biênio 1997-1998, entre outras autoridades.

O saguão da Câmara de Santo André abriga, até sexta-feira (10), a exposição “Mulheres do Brasil”, que traz fotos e um pouco da história das grandes personalidades brasileiras, que influenciaram a nossa história e as conquistas das mulheres em nosso País. Os banners que integram a mostra foram cedidos pelo Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 3, de 1997.