Vereadores

Eduardo Leite

Eduardo Leite - PT

Telefone: 11 3429-5818
Secretária(o): Roseli da Silva
Partido: (PT)
Página pessoal:

Biografia

EDUARDO LEITE tem 40 anos, é advogado e especialista em Estado e Poder Legislativo pela UNESP. Nascido em Santo André, é casado e pai de dois filhos. Iniciou sua militância política logo cedo, aos 15 anos, no Grêmio Estudantil da ETE Júlio de Mesquita, liderando movimentos a favor do passe livre e da meia-entrada para estudantes. Na Faculdade de Direito de São Bernardo, presidiu o Centro Acadêmico e liderou a criação da União Paulista dos Estudantes de Direito. Trabalhou como técnico mecânico na indústria de vidros Wheaton do Brasil. Também foi diretor executivo da OAB Santo André.

Eleito vereador em 2012, aprovou as leis: 9.886/16 que isenta das despesas de funeral a pessoa que tiver doado seus órgãos para transplante médico, 9.767/16 que institui 10 de outubro como Dia Municipal da Saúde Mental e Antimanicomial e 9.767/15 que institui a “Campanha Setembro Verde”, celebrado no mês de setembro como forma de conscientização pela doação de órgãos. Também foi mentor, em trabalho conjunto com a OAB, da Lei 9.829 que instituiu o Fundo Municipal de Proteção Animal em Santo André. Reeleito em 2016, é presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Eduardo Leite também é autor dos seguintes projetos: PL 56/2017 que cria o “RG do Idoso no Transporte Público”, PL 47/17 que destina 2% do IPTU para investimentos no Esporte Amador, PL 70/17 que instituiu a Escola de Tempo Integral em Santo André, PL 62/17 que determina que as escolas da cidade desenvolvam atividades para alertar os pais e alunos sobre as consequências das drogas, PL 43/17 – Lei do Silêncio – que torna mais rigorosa a punição para quem produzir poluição sonora, entre outros.

Como vereador defende uma Saúde Pública de qualidade, com um atendimento mais rápido e mais humano nos hospitais e nas unidades de saúde, também trabalha por uma Educação Pública como meio essencial para a diminuição das desigualdades, o que possibilita aos filhos das pessoas mais pobres disputarem em igualdade de condições as vagas nas universidades públicas e no mercado de trabalho. Ademais, também defende as bandeiras do Meio Ambiente, Habitação, Segurança e Esporte.