Em destaque Movimentos protestam contra ações do Executivo na Câmara de Santo André

Movimentos protestam contra ações do Executivo na Câmara de Santo André

alt
Corte dos convênios das entidades assistenciais e fechamento das Unidades Básicas de Saúde para reforma foram destaques desta sessão

Santo André, 03 de agosto de 2014 - Com o Plenário lotado, a Câmara de Santo André iniciou a sessão desta quinta-feira (01/08) com protestos contra ações anunciadas pelo Executivo. Integrantes de entidades assistenciais comparecem em grande número para reivindicar a manutenção do convênio com a Prefeitura.

Associação Beneficente e Cultural São Jerônimo, Centro Social Heliodor Hesse, Instituto Beneficente Lar de Maria, Instituição Assistencial Nosso Lar, Associação Missionária dos Franciscanos Menores Conventuais e Instituto Monsenhor Antunes fizeram uso da Tribuna Livre para falar contra o possível corte do convênio entre administração municipal e instituições assistenciais.

Vera Lúcia de Barros, moradora do bairro, trouxe à Casa um abaixo-assinado dos munícipes contra o fechamento da UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Bom Pastor. O Executivo fechou temporariamente para reforma e modernização do sistema de atendimento sete equpamentos de Saúde - unidades da rede básica dos bairros Campestre, Vila Humaitá, Parques das Nações, Parque Novo Oratório, Bom Pastor, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André e Centro de Especialidades III - deslocando os atendimentos para outras unidades do município. A ação faz parte do programa Qualisaúde, lançado pela Prefeitura, e a expectativa é de que as obras sejam concluídas em até 12 meses.

O chefe do Legislativo, Almir Cicote (PSB), destacou que este tipo de manifestação na Casa é visto com bastante naturalidade. “Respeitamos as críticas, as manifestações e as entidades. Estamos num processo de conquista que deve sempre passar pelo diálogo. A Câmara sempre estará aberta à participação popular”, destacou Cicote.

Outro tema lembrado na Tribuna Livre foi o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. Aline Ferreira Silva Antonio, representando o Eixo de Igualdade Racial do Partido Republicano Brasileiro, falou a respeito da importância e representatividade da data. "A valorização e o reconhecimento a essas mulheres possibilita uma sociedade mais justa e igualitária", defendeu.

Trabalhos lesgilativos - Os parlamentares também apresentaram suas proposituras. Indicações e requerimentos voltados aos serviços de zeladoria predominaram na sessão. A Segurança foi destaque entre as solicitações, com pedidos de intensificação de rondas policiais e patrulhamentos em diversos bairros da cidade pelos vereadores Dr. Marcos Pinchiari (PTB), no Bairro Silveira, Lucas Zacarias (PTB), na Vila Palmares e Sargento Lôbo (SD), no Jardim Santo Alberto.

A vereadora Bete Siraque (PT) apresentou requerimento de informações solicitando ao Executivo detalhamento sobre o corte de recursos repassados às entidades assistenciais sediadas no município.