Em destaque “Dia Nacional da Saúde” é celebrado em sessão solene na Câmara de Santo André

“Dia Nacional da Saúde” é celebrado em sessão solene na Câmara de Santo André

alt
Solenidade homenageou profissionais da Saúde e relembrou a importância dos cuidados básicos para qualidade de vida

Santo André, 15 de agosto de 2017 - Na noite desta terça-feira (15), a Câmara de Santo André realizou sessão solene em comemoração ao “Dia Nacional da Saúde”. A data oficialmente é celebrada em 05 de agosto, em reverência ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que teve relevante trajetória no combate e erradicação de doenças como a peste, a febre amarela e a varíola no País.

A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Cicote (PSB) e teve como orador Dr. Marcos Pinchiari (PTB). Integraram a mesa de honra o secretário-adjunto de Saúde e diretor do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, Dr. Ricardo Macarini Ferreeira, além do professor Mestre José Fiusa Lima Neto, fundador da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e Profissional do Instituto Médico Legal de Santo André, e a professora Selma Oliveira dos Santos, coordenadora de Enfermagem do Instituto Polígono de Ensino das Unidades de Santo André e São Bernardo do Campo.

Os vereadores Professor Minhoca (PSDB), André Scarpino (PSDB), Rodolfo Donetti (PPS), Dr. Fábio Lopes (PPS) e Marilda Brandão (PMtambém participaram do evento, representando o Legislativo andreense.

“Promover a reflexão sobre os cuidados com a saúde, com a promoção de políticas públicas que fortaleçam o atendimento humanizado e de qualidade à população, além da valorização desses profissionais deve ser um compromisso assumido incansavelmente pelos agentes públicos”, destacou Cicote.

Para Pinchiari, fundamental incentivar ações sociais e preventivas, que levem à população orientação e assistência na identificação, encaminhamento e acompanhamento de enfermidades. “Um desafio que ganha suporte de instituições sérias e comprometidas, como o Instituto Polígono de Ensino, que nesta noite representa os profissionais de Saúde da nossa cidade, e também de cada vereador desta Casa, que acompanha, monitora e auxilia na busca por melhorias no atendimento municipal”, ponderou o parlamentar.

A noite reservou um momento de homenagem em que alguns profissionais foram reverenciados com a entrega de um certificado, reconhecendo sua importante contribuição para a Saúde de Santo André.

Na sequência, houve um momento cultural, com a apresentação de um trio de músicos, cantando “Andanças” e “Se Quiseres Crer”. Ao fim da sessão, o Instituto Polígono realizou um circuito de Saúde com aferição de pressão arterial, glicemia, além de massagem capilar e facial.

Uma equipe também contribuiu com informações e orientações a respeito da Osteoporose, patalogia em que ocorre a perda acelerada de massa óssea, intensificada durante o envelhecimento.