Em destaque Secretária de Saúde virá à Câmara de Santo André explicar Qualisaúde

Secretária de Saúde virá à Câmara de Santo André explicar Qualisaúde

alt
Depois de intensos debates, titular da Pasta virá à Casa nesta quinta-feira (24/08), às 8h, para explicar aos vereadores o programa de modernização dos equipamentos de Saúde

Santo André, 22 de agosto de 2017 - Após intenso debate envolvendo o convite à secretária de Saúde, Dra. Ana Paula Peña Dias, para vir sanar dúvidas dos vereadores sobre o programa QualiSaúde, que fechou temporariamente sete equipamentos para refoma e modernização do sistema de atendimento, o governo confirmou a vinda da titular da Pasta para quinta-feira (24), às 8h. O encontro deverá ocorrer no Plenarinho.

A reunião, no entanto, desagrada a bancada de oposição, que insistia em uma sabatina durante a sessão ordinária, com a presença da população. "Se a secretária não pode vir na quinta, às 15h, que remarque para a próxima semana. Não queremos reuniões a portas fechadas, com decisões tomadas na "calada da noite", como vem sendo feito pelo atual governo. Queremos um debate franco, com a participação popular e da imprensa", enfatizou Willians Bezerra (PT).

Para o líder do governo, Pedrinho Botaro (PSDB), a vinda da Dra. Ana Paula é um gesto democrático por parte do Executivo, demonstrando abertura ao diálogo. "O prefeito Paulo Serra vem esclarecendo constantemente, por meio de lives, entrevistas e publicidade todos os detalhes do projeto. A secretária também se dispôs a receber os vereadores e, agora, virá à Casa. O que a bancada petista intenciona é tornar o encontro em um ato político. E não é esta a finalidade", destacou o tucano.

O vereador Eduardo Leite, por sua vez, sustentou que o Legislativo é uma casa política, onde se faz política. "Ficou claro que o governo não quer tornar o debate público. Se não é para ter o envolvimento da população e também de instituições representativas do setor para se falar abertamente sobre os rumos e decisões, não faz sentido ser realizado na Câmara", defendeu.

Já o chefe do Legislativo, Almir Cicote (PSB), reforçou a importância do encontro e garantiu que, para a maioria dos parlamentares, o encontro é visto positivamente. "Teremos a possibilidade de questionar, debater, indagar e colhermos informações reais, até para podermos responder aos munícipes, que nos questionam nas ruas", ponderou.

ORDEM DO DIA - A pauta desta sessão voltou a ser apreciada pelos vereadores que aprovaram, em primeira discussão, quatro projetos. O mais polêmico, o PROJETO DE LEI 14/17, encaminhado pelo Executivo, altera a Lei nº 9.597, de 13 de junho de 2014, dispondo sobre o Conselho Municipal de Orçamento do Município de Santo André, recebeu aval de 14 parlamentares, parecer contrário de outros cinco e duas abstenções.

Confira os outros itens aprovados nesta sessão:

• PROJETO DE LEI 16/17, protocolo 005164, encaminhado pelo EXECUTIVO MUNICIPAL, que dispõe sobre normas urbanísticas aplicáveis a Estações Transmissoras de Radiocomunicação no Município de Santo André e dá outras providências.

• VETO PARCIAL ao Autógrafo nº 10/17, protocolo 005511, referente ao PROJETO DE LEI 02/17, que autoriza o Executivo Municipal a alienar área pública, mediante doação, ao SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, e dá outras providências.