Em destaque Cícero Martinha vai à Câmara apresentar novo monumento ao trabalhador

Cícero Martinha vai à Câmara apresentar novo monumento ao trabalhador

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Martinha, esteve na última quinta-feira (05/09), na Câmara de Santo André, para falar sobre o Monumento ao Trabalhador de Tomie Ohtake. A obra, de 12 metros de altura e 15 toneladas, começou a ser construída essa semana, na Praça IV Centenário, com inauguração prevista para o dia 29 de setembro. O marco tem custo estimado de R$ 300 mil, sendo a maior parte custeada pelo próprio Sindicato. “O projeto vem sendo discutido desde fevereiro com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Essa é uma homenagem a todos os trabalhadores”, ressaltou Martinha.

O início das obras chegou a gerar certo mal estar entre os vereadores, já que muitos não sabiam da instalação do monumento. Em um primeiro momento, o presidente do Legislativo, Donizeti Pereira (PV), procurou investigar o que estava acontecendo e entrou em contato com o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira, para receber mais informações. “Cria-se um desconforto desnecessário Ficamos sabendo de todas as informações hoje (quinta). Se fosse feita uma conversa preliminar evitaríamos conflitos”, declarou Pereira que agradeceu a presença de Martinha e reiterou que a Casa de Leis está de portas abertas para o Sindicato dos Metalúrgicos.

O secretário de Gabinete reconheceu o erro ao comunicar, tardiamente, os vereadores. Na ocasião, admitiu a falha e se desculpou com a Casa. “Foi um descuido da nossa parte com os parlamentares e com o Fórum”, declarou Nogueira. Segundo o chefe da pasta, a obra já foi regularizada junto aos conselhos do patrimônio histórico. O Centro Cívico de Santo André foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat). O processo vinha sendo analisado há mais de 15 anos por equipe técnica para valorizar a obra do arquiteto Rino Levi, um dos maiores nomes do modernismo no Brasil.

Votação

A ordem do dia contou com oito itens. Foi aprovado em primeira discussão projeto de lei, de autoria do vereador Ronaldo de Castro (PRB), que institui no município o Dia do Cobrador do Transporte Coletivo, a ser comemorado no dia 26 de julho. Já o projeto de lei do Executivo, que altera a política de cobrança e cria o programa de Recuperação Extraordinária de Créditos Fiscais (Recref), foi adiado por uma sessão, retornando no dia 10 de setembro. O restante das proposituras foram suspensas por duas sessões.

altalt