Em destaque Legislativo andreense institui o Dia Municipal de Doação Voluntária de Sangue

Legislativo andreense institui o Dia Municipal de Doação Voluntária de Sangue

Vereadores de Santo André aprovaram, em segunda discussão, projeto de lei que institui o Dia Municipal de Doação Voluntária de Sangue, de autoria do vereador Alemão Duarte (PT). A propositura levou em conta a falta de doadores e a consequente baixa nos bancos de sangue da região. O parlamentar ainda fez emenda para que o dia seja instituído em 25 de novembro. “Familiares e a própria Prefeitura promovem campanhas de incentivo, no entanto, o retorno ainda é baixo. Nem todo mundo sabe que pode doar sangue em um hospital perto de casa para um paciente que esteja internado em São Paulo”, afirmou Duarte.

O parlamentar lembrou ainda que quando o munícipe doa sangue ele recebe série de exames gratuitos, para verificar se a saúde está em dia. De acordo com Duarte, a mulher pode doar sangue uma vez por ano e o homem três vezes. O vereador ainda debate a possibilidade de, durante todo o mês de novembro, propagar informações sobre a importância da doação de sangue e mobilizar o maior número de pessoas para o dia 25 de novembro.

Votação

Além da aprovação do Dia Municipal de Doação Voluntária de Sangue, a ordem do dia contou com mais 21 itens. Também foram aprovados a denominação de prolongamento da rua Vidal de Negreiros, no Bairro Silveira; concessão de direito real de uso ao Lions Clube de Santo André Campestre; abertura de crédito adicional ao Executivo; instituição do Dia Municipal de Incentivo ao Plantio de Árvores; celebração de permuta de bem imóvel com particular; denominação da área localizada na Estrada Cata Preta, entre os números 810 e 850, no Parque João Ramalho, de Praça Inspetor Paulo Maciel Mesquita; e instituição do Dia Municipal da Liberdade Religiosa, a ser comemorado no dia 25 de maio. O restante das proposituras foi adiado.