Em destaque Câmara sedia audiência sobre prevenção do câncer de mama

Câmara sedia audiência sobre prevenção do câncer de mama

A Câmara Municipal será palco, nesta sexta-feira (24), às 10h, de audiência pública que abordará a prevenção do câncer de mama. O ato foi solicitado pela vereadora Bete Siraque (PT) que, em 2013, presidiu a mesa de honra da solenidade que tratou do mesmo assunto. Vale lembrar que, no mês de outubro, ocorre o anúncio da campanha Outubro Rosa, que conscientiza mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Até 2013, os números apresentados pelo munícipio eram de 2 mil mamografias ao mês, aproximadamente. O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres. A mamografia é o único exame utilizado para diagnosticar a doença em sua fase inicial, o que aumenta as chances de cura. Só o ano passado, até o mês de setembro, a região contabilizou mais de 36,3 mil mamografias.

Mais de 250 mulheres foram diagnosticadas com câncer em 2013, nas sete cidades do ABC. Em Santo André, 12 mil mulheres fizeram mamografia. O município conta com um aparelho no Hospital da Mulher e também utiliza os serviços da Fundação do ABC/Faculdade de Medicina do ABC, do Centro Radiológico e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).