Em destaque Pavimentação de vias do Recreio da Borda do Campo tem aprovação unânime

Pavimentação de vias do Recreio da Borda do Campo tem aprovação unânime

Santo André, 24 de março de 2015.

Foi aprovado, na tarde desta terça-feira (24), projeto de lei do Executivo que autoriza contratação de crédito com a Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 12.936 milhões, para custear a pavimentação do Recreio da Borda do Campo, por meio do Programa Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas. O projeto chegou à Casa de Leis no fim do ano passado, contudo, os vereadores decidiram aguardar novas informações da Prefeitura para esclarecer quais ruas seriam pavimentadas, bem como o impacto ambiental da obra. O projeto obteve votação unânime pela sua aprovação.

Vereadores usaram a tribuna, durante sessão ordinária, para justificar o voto. Toninho de Jesus (SDD) foi um dos parlamentares que requereu mais informações sobre o projeto, antes mesmo de votá-lo. “Eu zelo pelo dinheiro público e minha função é fiscalizar. Solicitei ao Executivo o nome das ruas que serão pavimentadas e o impacto ambiental, informações que não estavam contidas no projeto”, ressaltou o vereador.

O parlamentar Bahia (DEM) relatou que, o fato do projeto não conter os nomes das ruas, fez com que ele, junto com o presidente do Legislativo, Ronaldo de Castro (PRB), fossem até o Recreio da Borda do Campo fiscalizar as vias. “As ruas estão todas asfaltadas, mas o que falta mesmo é um recapeamento. Não vamos votar projetos sem antes saber de informações que são fundamentais”, explicou Bahia. Em fevereiro passado, foi veiculado panfleto acusando parlamentares de sabotarem a pavimentação das vias no Recreio da Borda do Campo. No entanto, os vereadores explicaram que, quando a matéria chegou à Casa de Leis, ela não estava clara.

Eduardo Leite (PT) mencionou que o projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que vem mudando a realidade de diversos municípios brasileiros. “A canalização do Córrego Taioca está sendo realizada por meio de obras do PAC. Com certeza é um projeto que vai agregar muito para aquela região e concordo com os demais colegas de que nosso papel é fiscalizar de perto o que acontece em nossa cidade”, enfatizou Leite.

Entre os serviços que serão executados no Recreio da Borda do Campo estão, demolição, remoção de lixo e entulho, capinação, roçagem, desobstrução de drenagem, canteiro de obra, limpeza da área, substituição de canaletas, entre outros. De acordo com informações da Prefeitura, as ruas que serão asfaltadas são Viela 1, Viela 2, rua Anambé, rua Canguçú, rua Caturrita, rua Condor, rua Corrupião, rua Flamingo, rua Garça Branca, rua Arpia 2, rua Jacutinga, rua Lobo Guará, rua Pavão, rua Peixe Boi, rua Suçuarana, rua Cervo do Pantanal, Avenida Mico Leão Dourado e rua Guarabá.

Veto mantido

Oito vereadores votaram sim, nove votaram não e quatro se ausentaram durante votação do veto do prefeito Carlos Grana ao projeto que dispõe sobre a Lei Orçamentária do Município de Santo André, em virtude de emenda, protocolada pelo vereador Almir Cicote (PSB), no valor de R$ 1,2 milhão, indicada ao Orçamento de 2015, para reforma do Parque Guaraciaba, popularmente conhecido por Tancão da Morte.

“O Parque Guaraciaba ficou largado, abandonado. Aquela região precisa ser beneficiada de alguma forma, já que todos aguardam por uma nova área de lazer”, disse Cicote. Após as mortes recorrentes no Parque Guaraciaba, o lugar, que já era impróprio para banho, foi interditado pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Cidadania do Ministério Público. O Executivo, juntamente com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa), estuda a melhor solução para o local.